segunda-feira, 24 de julho de 2023

Direitos humanos no Desporto - 12°Ano G/J (Curso Profissional)


 

Projeto "Os Guardiões da Torre"




 No dia 28 de abril deslocaram-se a Manteigas, no coração do Parque Natural da Serra da Estrela um grupo de cerca de 50 alunos da Escola Secundária de Seia, acompanhados por três dos seus Professores, da Diretora da Escola e de dois Colaboradores, tendo realizado trabalhos de proteção de encostas contra a erosão, numa área situada próxima da Rota das Faias com cerca de três hectares.

Esta iniciativa, teve como objetivo colaborar de forma cívica e responsável, numa atividade designada por "Sustentação de encostas” de modo a minimizar a erosão dos solos, após o grave incêndio de agosto de 2022, e a sensibilizar a comunidade e os alunos que se voluntariaram para a atividade para as consequências dos fogos na Serra da Estrela.
Estiveram no terreno, em total apoio e colaboração técnica, a equipa de Sapadores do ICNF de Manteigas e os biólogos do Centro de Interpretação da Serra da Estrela (CISE).
Esta atividade insere-se no projeto “Guardiões da Torre”, projeto este, iniciado no ano letivo transato, em parceria com o Agrupamento de Escolas de Manteigas; Município de Manteigas; Município da Covilhã, Escola Secundária Campos melo; ICNF; Município de Seia / Centro de Interpretação da Serra da Estrela; Geopark Estrela; GNR de Montanha e com a coordenação da Escola Secundária de Seia.

Programa “Make-A-Wish Vai À Escola”



Com o Programa “Make-A-Wish Vai À Escola” e as atividades desenvolvidas, as Escolas realizam desejos! Os alunos do 1º ciclo da  Escola Dr. Abranches Ferrão marcaram pela diferença

Despertar em nós a consciência de que existem meninos e meninas em situações difíceis na sua vida e que precisam muito do nosso apoio…

Todos nós gostamos de sonhar…temos muitos desejos!

Facilmente, os conseguimos concretizar com a ajuda da nossa família, dos nossos professores, dos nossos amigos…

Mas será que temos tempo de pensar nos outros?

Será que estamos atentos às suas necessidades?

Sabemos quando estão tristes, alegres…

Às vezes, somos egoístas e não deixamos que o nosso coração sinta e

esteja atento aos outros…

Não sabemos dialogar, não sabemos escutar, não sabemos respeitar…

No entanto, tu sabes, nós sabemos que somos capazes de fazer a diferença!

Conseguimos angariar o valor de 100€…

Este nosso gesto solidário vai fazer alguém muito feliz!

Vai provocar imensos sorrisos! Que maravilha!

Digamos todos: Nós ajudamos a concretizar sonhos!

Somos felizes quando damos com o coração e com as mãos!

domingo, 23 de julho de 2023

Uma escola de Superpoderes ... os alunos como agentes de mudança na comunidade educativa


          No dia 11 de maio, realizou-se nas escolas básicas do nosso Agrupamento, uma sessão de sensibilização sobre o tema:  Movimento “Transformers” – Escola de Superpoderes. Os alunos dos 7º e 8ºanos foram a desafiados para o seguinte: como é que  eles poderiam utilizar as suas capacidades/talentos, de forma a serem agentes de mudança na sua comunidade escolar?
          O balanço desta iniciativa foi bastante satisfatório. 

Semana do Voluntariado



    

A Semana do Voluntariado, uma experiência a repetir…

O Agrupamento de Escolas de Seia organizou, na semana de 27 a 30 de março de 2023, um conjunto de atividades dedicadas à promoção do Voluntariado. O voluntariado é um ato de cidadania que se traduz num conjunto de ações de interesse social e comunitário realizadas de forma desinteressada por pessoas, no âmbito de projetos, programas e outras formas de intervenção ao serviço dos indivíduos, das famílias e da comunidade.

Esta semana teve os seguintes objetivos: - Promover o voluntariado nas diferentes IPSS do concelho; - Dar a conhecer projetos e procedimentos acerca do voluntariado; - Sensibilizar para a ética do cuidado.

Foram dinamizadas várias atividades nas diferentes escolas do Agrupamento, tendo envolvido os diferentes ciclos de ensino, destacando ainda a participação das IPSS de Seia, dos clubes de Teatro e do UBUNTU, da nossa Biblioteca Escolar.

A todos a nossa gratidão por tudo aquilo que fizeram acontecer, durante semana e naturalmente, os frutos que daqui surgirão… foi, sem dúvida, um encontro de verdadeira partilha de experiências e promotor dos valores da solidariedade e do voluntariado.

ODS 15 - Projeto do 1º Ciclo: "Conhecer para intervir na preservação no património natural da Serra da Estrela"





 

Projeto " Ubuntu"


 
Neste ano letivo 2022-2023,o Agrupamento de Escolas de Seia integrou o programa Escolas Ubuntu, conceito que significa: “eu sou, porque tu és”, ou seja, “eu só posso ser pessoa através das outras pessoas”.
Este programa adota um conjunto de metodologias destinadas a desenvolver as
competências socioemocionais, designadas como pilares do método Ubuntu, nomeadamente: o autoconhecimento, a autoconfiança, a resiliência, a empatia e o serviço.
Através da experimentação de tais princípios, se exerçam atos de cidadania,
orientados por uma ética do cuidado, cuidar de si, cuidar dos outros e cuidar do planeta, bem como pela capacidade de construir pontes, reforçando o capital social das comunidades, onde se inserem e do mundo de que fazem parte.

Projetos com sentido...









 

Projetos Solidários








 

“Felizes seremos se partilharmos o nosso tempo com os Outros.”






 

Projeto "Rostos Solidários"


 Projeto solidário: “Rostos Solidários”

 Com o objetivo de capacitar os alunos para atitudes de solidariedade no contexto envolvente, este projeto tem como base algumas áreas de intervenção diretamente associadas aos objetivos do desenvolvimento sustentável (ODS), tais como: pobreza e fome, população sénior, mais propriamente a Solidão e Isolamento dos Idosos no Concelho de Seia.

    Os objetivos patentes neste projeto são os seguintes: - Criar laços de amizade e de solidariedade entre gerações;- Promover a relação entre escola e meio envolvente; - Promover a dignidade humana nas situações de vulnerabilidade social; - Promover o bem comum e o cuidado do outro.

    Contámos com a colaboração da Direção do nosso Agrupamento, da União de Freguesias de Seia e S. Romão, do destacamento de Gouveia da GNR, nas pessoas do Cabo Chefe Albuquerque, Cabo Mendes e guarda Ana Alves.  

Este projeto ajudou a consolidar algumas das aprendizagens feitas no âmbito da disciplina de EMRC. A formação integral dos alunos, também se adquire com a vivência de experiências pedagógicas diversificadas que ajudam a suscitar ações concretas de uma cidadania ativa, responsável e participativa. Estamos na escola, e perante o contexto social envolvente, queremos ser presença amiga, efetiva que colabore na resolução de problemas em algumas áreas específicas. Queremos ser transmissores de sorrisos, de esperança para os mais velhos! Queremos continuar a aplicar o nosso lema de ação: “Felizes seremos se partilharmos o nosso tempo com os Outros.”

    A nossa escola / Agrupamento recebeu o Selo da Escola Voluntária e deste modo, sentimos a responsabilidade de dar voz a qualquer iniciativa que promova o valor da Solidariedade.   Este projeto foi, nesta primeira fase,  apresentado aos alunos de EMRC dos Cursos Professionais. Nesta sequência, o legado da solidariedade patente nas ações que queremos concretiza, vai passar de ano para ano e o projeto será para continuar no próximo ano letivo. É nossa intenção continuar a ser uma gota que ajuda a construir o mar da solidariedade no mundo atual.

AESEIA _ UNESCO



O Agrupamento de Escolas de Seia  é  constituído por 4 estabelecimentos de educação e ensino agregados pelas três unidades orgânicas, a saber: Escola Secundária de Seia (Sede do Agrupamento), Escola Básica Dr. Abranches Ferrão e Escola Básica Tourais-Paranhos. Assume-se como um Agrupamento vertical que integra todos os níveis de educação e ensino, apresentando uma oferta formativa diversificada desde a Educação Pré-Escolar até ao Ensino Secundário.
A participação do nosso Agrupamento de Escolas de Seia na rede nacional da escolas associadas da Unesco, implica o compromisso de envolver toda a comunidade educativa na construção de uma ESCOLA FELIZ , uma referência a nível educativo e formativo. Isto implica  não apenas a qualidade do serviço educativo que oferece, mas também, a capacidade de articulação e envolvimento com o meio exterior, a diversidade e natureza inovadora dos seus projetos, o valor e respeito manifestado por todos os seus membros e parceiros, as estratégias de promoção do sucesso educativo que desenvolve, o clima organizacional, ou seja, onde é fácil estudar, trabalhar, ensinar, crescer e ser feliz.
O nosso Agrupamento procura, nos seus princípios, contribuir para a promoção de uma atitude participativa e ativa que seja capaz de tornar o mundo melhor, nas diferentes vertentes.
Existe a articulação entre as várias áreas disciplinares, como por exemplo, História; EMRC; Português; Cidadania e Desenvolvimento, entre outras, cujo  plano de atividades se enquadra nos princípios da Unesco.   As atividades que se desenvolveram, ao longo deste ano letivo, contribuíram para a promoção de uma cidadania ativa e participativa, focada no bem comum, procurando gerar consensos e mobilizar a vontade coletiva, na procura de soluções para problemas concretos.




 

     Desde a sua criação, em 1945, a missão da UNESCO tem sido a de contribuir para a construção da paz, erradicação da pobreza, o desenvolvimento sustentável e o diálogo intercultural, tendo a educação como uma das suas principais atividades para alcançar este objetivo. A UNESCO tem o compromisso de possuir uma visão holística e humanística da educação de qualidade em todo o mundo, o direito à educação, desempenhando um papel de qualidade no desenvolvimento humano, social e económico.

     A Rede de Escolas Associadas da UNESCO, criada em 1953 (a mais antiga Rede da UNESCO), com 9.700 estabelecimentos de ensino espalhados em 180 Estados-membros, prossegue de forma ativa o ideário e os princípios estabelecidos no Ato Constitutivo da UNESCO. Devem concentrar-se no “quarto pilar da educação – aprender a viver juntos” tal como definido no relatório Delors.


Dia da Não Violência Escolar e da Paz